quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ilhas de refúgio em alta!

Do blog de Cristina Aragón
"São Paulo começa a adotar a travessia de pedestres em duas etapas."

http://www.parkglen.org/public_safety/saferoutes_examples.php
"Adotadas há muito tempo em países europeus, esta medida bastante simples, que é a implantação de canteiro ou refúgio entre as faixas de tráfego de uma rua,  pode reduzir a velocidade dos veículos que trafegam no local e em consequência, o índice de acidentes do tipo atropelos, além de dar mais agilidade a travessia dos pedestres."

http://www.pcal.nsw.gov.au/planning_and_design_guidelines/
"A explicação é fácil:
Como nem sempre os fluxos dos sentidos de tráfego são iguais, o pedestre pode atravessar no lado que está mais favorável, aguardando no refúgio, o momento mais oportuno para fazer a segunda travessia, sem se arriscar a parar no meio da pista.
As ilhas construidas , servirão para promover o que chamamos de “atrito lateral”,  que por si só, já reduzem a velocidade média dos veículos, sem que haja necessidade de interrupção total do trânsito como ocorrem nos cruzamentos com sinaleiras." Leia mais...
http://www.bikewalklincolnpark.com/
http://www.siestakeypedislands.com/project.html

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